Sensibilidade ao glúten não celíaca – SGNC

Sensibilidade ao Glúten não Celíaca

A sensibilidade ao glúten não celíaca é uma doença ainda pouco reconhecida, com poucas pesquisas e com conceitos em desenvolvimento.

No geral, os pacientes sofrem de muitos sintomas semelhantes aos da doença celíaca, alergia ao trigo, síndrome do intestino irritável, mas ao realizar os exames para os diagnósticos não encontram nada que os confirme, nem marcadores genéticos dos celíacos, nem danos nas vilosidades do intestino, nem alterações nos exames de alergia ao trigo, nada, apenas os sintomas que podem envolver problemas gastrointestinais, dores de cabeça, confusão mental, depressão, fadiga, dermatites entre outros, com intensidades variadas.

Não é considerada uma alergia tampouco uma doença autoimune, acredita-se que seja uma resposta imunológica ao glúten que, ao contrário da doença celíaca, não causa inflamação crônica nem danos permanentes ao intestino.

O diagnóstico da SGNC é complexo, pois ainda não existem exames ou biomarcadores determinantes da doença. Assim, descartados os diagnósticos de doença celíaca ou alergia o paciente é orientado pelo seu gastroenterologistas a retirar o glúten da dieta para verificar se os sintomas cessam e reintroduzi-lo para verificar se retornam e se assim indicado manter a alimentação sem o glúten. Como não se pode afirmar que seja uma condição permanente ou transitória o paciente deverá ser reavaliado conforme as orientações do seu médico.

Enquanto se está fazendo os exames para diagnóstico de doenças celíaca o paciente esteja ainda consumindo o glúten para não comprometer o resultado dos exames. Quem já tirou sem fazer os exames, precisa voltar a consumir por um período determinado pelo médico para então realizar os exames, o que pode gerar muito desconforto ao paciente.

É importante estar atento aos sinais do seu corpo, ter a orientação de bons profissionais e bons hábitos de estilo de vida.

Referências:

http://www.glutenconteminformacao.com.br/sensibilidade-nao-celiaca-ao-gluten/
http://aps.bvs.br/aps/como-efetuar-o-diagnostico-de-sensibilidade-nao-celiaca-ao-gluten/
https://site.medicina.ufmg.br/gastroped/wp-content/uploads/sites/58/2017/12/doencas-relacionadas-ao-gluten-20-12-2017.pdf
https://www.facebook.com/riosemgluten/posts/2154823597941531:0