Você sabe o que é Clean Label?

Clean label é uma expressão utilizada mundialmente, que impulsionada pelas exigências cada vez maiores dos consumidores, acompanha a tendência pela demanda de alimentos mais naturais e saudáveis, exigindo maior transparência de fabricantes de produtos alimentícios.

Em tradução simples Clean Label significa “etiqueta limpa” ou “rótulo limpo” e contempla produtos alimentícios produzidos com base em ingredientes comuns, simples, fáceis de reconhecer, de entender e até mesmo de pronunciar, aqueles encontrados nas cozinhas de famílias.

Apesar de não haver legislação e de ser um conceito em construção, de maneira geral, entende-se que para que sejam considerados Clean Label, os produtos além de se apresentarem de forma mais natural possível, devem envolver pouco ou nenhum uso de químicos e uma rotulagem mais limpa, com uma lista menor de ingredientes, conhecidos por pelo consumidor, no idioma de sua compreensão.

A Rotulagem Nutricional Obrigatória (RNO) de alimentos no Brasil, é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tendo como objetivo facilitar a escolha de alimentos, além de informar e proteger os consumidores informando corretamente quanto a composição de produtos alimentícios, entre outras coisas.

Os rótulos são elementos imprescindíveis para a comunicação entre o fabricante e o consumidor. Por isso é de extrema importância que as informações sejam claras e possam ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos, considerando restrições, alergias e outras questões de interesse do consumidor.

Pesquisas destacam que, atualmente, mais de metade das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, principalmente as mulheres, o que aumenta a exigência pela clareza das informações.

Um dentre vários itens obrigatórios da rotulagem de alimentos é a lista de ingredientes, que deve estar expressa de forma clara, em ordem decrescente de quantidade, o ingrediente presente em maior quantidade deve vir primeiro, e assim sucessivamente.

Se num passado recente os consumidores se preocupavam apenas com o prazo de validade, hoje, cada vez mais conscientes e preocupados com um estilo de vida mais saudável, querem saber exatamente o que estão consumindo, embora uma parcela da população ainda tenha bastante dificuldade de interpretar informações dos rótulos.

Assim, os produtos Clean Label, além de oferecerem alimentos mais saudáveis aos consumidores, simplifica a interpretação e o entendimento dos ingredientes informados nos rótulos, dada a familiaridade com os itens listados, levando os consumidores ao entendimento de que não precisam abrir mão da praticidade do consumo de produtos prontos para terem acesso a alimentos de qualidade, saudáveis e seguros.

Referências

http://www.saude.br/index.php/articles/articles/112-alimentos-e-publicidade/362-rotulagem-nutricional-quem-le-quem-entende-para-que-serve

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/37502/brasileiro-esta-mais-interessado-na-leitura-dos-rotulos-de-alimentos.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rotulagem_de_Alimentos

http://www.rgnutri.com.br/2019/04/17/alimentos-clean-label-conheca-e-se-delicie/