O Intestino e o Cérebro

Hipócrates, considerado por muitos figura de grande expressão na história da Medicina, já dizia há cerca de 2 mil anos que “todas as doenças começam no intestino” e mais recentemente os estudos sobre microbioma intestinal e sua relação com diversos aspectos de saúde ganharam bastante destaque, chegando-se a afirmar que o intestino seria o nosso segundo cérebro.

Com um tamanho estimado de cerca de oito metros, o intestino é colonizado por milhões de bactérias, que são fundamentais em diversas funções do nosso organismo. O intestino possui um sistema nervoso próprio, mais de 500 milhões de neurônios. Isso mesmo, temos neurônios no cérebro!

Além da comunicação entre corpo e cérebro atua na regulação dos nossos anticorpos e determina quais bactérias estarão presentes em nossa flora intestinal. Cerca de setenta por cento das células do nosso sistema imunológico vivem no intestino. Ele libera mensageiros químicos, os neurotransmissores, que conduzem informação de um lado para o outro. Produz serotonina (neurotransmissor que proporciona sensação de bem-estar), por esta razão tem forte influência nos estados de humor relacionados inclusive a depressão e ansiedade.

O senso comum frequentemente associa a sensibilidade ao glúten com problemas digestivos como a Doença Celíaca e a Síndrome do Intestino Irritável. Mas estudos indicam que danos podem ser causados em outras regiões do corpo, sendo muito citados o cérebro, as articulações e a pele.

Nossas escolhas alimentares afetam fortemente o equilíbrio da nossa flora intestinal, alimentos não saudáveis alimentam bactérias patológicas, causando prejuízos a nossa saúde, podendo levar inclusive a disfunções cerebrais: depressão, transtornos de humor, déficit de atenção, doenças neurológicas e autoimunes.

Assim, a saúde do intestino afeta o cérebro e todo o nosso corpo, sendo fundamental cuidarmos da nossa microbiota intestinal, por meio de alimentação equilibrada, exercício físico e hábitos saudáveis em geral.

Referências:
https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-incrivel-conexao-cerebro-intestino/
https://www.ativo.com/nutricao/conexao-entre-cerebro-e-intestino/
https://www.bbc.com/portuguese/geral-45664504
https://www.emporioecco.com.br/blog/como-o-gluten-pode-afetar-seu-cerebro-intestino-e-pele/
https://super.abril.com.br/saude/a-polemica-do-gluten/