Canela Sabor e Benefícios a Saúde

Canela Sabor e Benefícios a Saúde

A canela é uma especiaria obtida da parte interna da casca do tronco da árvore da espécie Cinnamomum e já foi rara e valiosa, no passado. Felizmente, hoje a canela é bastante acessível e fácil de encontrar em grande parte dos comércios locais do Brasil, podendo estar presentes em muitas formas de consumo.

Além de dar um sabor muito especial a preparos culinários ela possui muitos benefícios.

Conhecida por suas propriedades medicinais, ela é rica em antioxidantes, que protegem o corpo contra os radicais livres, acelera o metabolismo, possui atividades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antifúngicas.

Outro importante benefício demonstrado em estudos é a atuação da canela nos sintomas da síndrome metabólica (SM).

A Síndrome Metabólica é um transtorno de saúde que reúne um conjunto de fatores de riscos cardiovasculares, baseados na medida da circunferência da cintura, níveis de triglicerídeos, glicose e pressão arterial aumentados e níveis de HDL baixo.

Indivíduos que apresentam três ou mais destes componentes são considerados portadores de SM.

De acordo com cientistas, o consumo da canela aumenta a sensibilidade à insulina, reduzindo a concentração de glicose no sangue, além de melhorar vários outros componentes da SM.

É sempre bom lembrar a importância de bons hábitos alimentares e de estilo de vida, pois mesmo condimentos e alimentos benéficos não os substituem.

REFERÊNCIAS:

http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/1002_407.pdf

https://www.ecycle.com.br/6553-cha-de-canela

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30799194

Deixe uma resposta